Frases prontas #1

 Esse é só o começo, confesso que tenho um pouco de preguiça as vezes, ainda mais para digitar... Mas está aí a parte 3 do "Manual de expressões úteis" do meu dicionário. (Eu pulei a parte 1 e 2 porque são coisas que acredito que todos já sabem, como por exemplo "Olá", "Boa noite", "Bom dia", mas caso você não saiba, veja este post que fala mais ou menos o mesmo que a parte 1 e 2 do dicionário.).
 Vamos combinar que este não é o modelo perfeito de post... Ele é muito simples e vai contra o que eu espero de mim mesmo na hora de postar, mas o simples também é necessário...

§3
Kysymyksiä ja vastuaksi   -   Perguntas e respostas
Puhutteko suomea/portugalia/englantia?   -   Fala finlandês/português/inglês?
Kyllä, vähän.   -   Sim, um pouco.
Ei, en puhu.   -   Não, não falo.
Mikä se/tämä on?   -   O que é isso/isto?
Mitä se merkitsee?   -   O que significa isto?
En ymmärtänyt mitä sanoit.   -   Não entendi o que disse.
Anteeksi, kuinka?   -   Desculpe, como?
Voitko puhua vähän hitaamin?   -   Podes falar mais devagar?
Voitko toistaa?   -   Pode repetir?
Odotä vähän!   -   Espere um pouco!
Onko sinulla kiire?   -   Tem/Tens pressa?
Minulla ei ole kiirettä.   -   Não tenho pressa.




ATENÇÃO: Este artigo tem como base o dicionário de bolso SUOMI-PORTUGALI-SUOMI. Dos autores: Helena Pannunzio-Lintinen e Hannu Lintinen. Editora: WSOY. Todo crédito pertence a estes.