Dica da vez #8


 Se você está iniciando os seus estudos no finlandês é realmente de grande ajuda encontrar conteúdo em português pela internet, mas, esses conteúdos são extremamente limitados, e não se comparam a uma gramática bem detalhada. E através desses post venho lhes dar algumas dicas.
 A primeira é que, se você quer realmente aprender finlandês, algum dinheiro você tem que gastar. A pouco tempo eu comprei um dicionário que por milagre era do finlandês para o português! Quase morri de emoção, mas lamento não poder dividi-la com muitos, visto que esse tipo de recurso em território brasileiro é bastante limitado. Caso queiram buscar na internet para tentar baixá-lo (Eu não encontrei, aí comprei) o nome da autora é Helena Pannunzio e o nome do livro é: "Taskusanakirja Suomi-Portugali-Suomi" ou algo próximo disso. Existe outro autor também, o nome dele é Joakim Barros e se eu não me engano ele é português.
 Outra coisa também, é que você compre ou baixe uma gramática finlandesa, e infelizmente você só achará em inglês, e quanto a isso não tenho como ajudá-lo. Caso não domine muito bem o inglês, seria bom saber ao menos o básico, pois para aprender idiomas assim como o finlandês o inglês ajuda muito, e serve como uma ponte. Recomendo o uso do livro: "Finnish: An essential grammar", que eu baixei e consegui imprimir. Ele é realmente muito bom.
 Muitos lhe dirão: "Pra que raios você está aprendendo finlandês?" Talvez você não tenha nenhum motivo aparente, e talvez não tenha nenhuma resposta convincente, mas prepare-se para esse tipo de pergunta.