Verbo Olla

Eu estava aqui pensando no que escrever, e eis que me veio a ideia de ensinar algo chato e ao mesmo tempo essencial. Verbos! Vamos começar do básico? Conjugaremos a princípio o verbo "Olla" que equivale ao verbo ser e ao verbo estar do português. Vejamos:
Minä olen ® Eu sou / Eu estou;
Sinä olet ® Você é / Você está;
Hän on ® Ele é / Ele está;
Me olemme ® Nós somos / Nós estamos;
Te olette ® Vocês são / Vocês estão;
He ovat ® Eles são / Eles estão.

Achou fácil? Não? O verbo "Olla" não é um verbo regular, em que apenas acrescenta-se um sufixo de cada pessoa no fim do radical (Vartalo, em finlandês), ou seja, não é só adicionar a terminação de cada pessoa e o verbo está conjugado. Mas agora que vimos como conjugar o verbo "Olla", vamos conjugá-lo na negativa? Caso não saiba, na hora de conjugar verbos na negativa o finlandês tem uma pequena peculiaridade, vejamos:
Minä en ole ® Eu não sou / Eu não estou;
Sinä et ole ® Você não é / Você não está;
Hän ei ole ® Ele não é / Ele não está;
Me emme ole ® Nós não somos / Nós não estamos;
Te ette ole ® Vocês não são / Vocês não estão;
He eivät ole ® Eles não são / Eles não estão.

Viram que simples? Ao invés de conjugar o verbo, eles fazem isso com a palavra não. Pode parecer estranho, mas um dia você se acostuma. Mesmo sabendo que 99% das pessoas automaticamente traduziram as palavras usadas nesse post, minha função é fazer com que os 100% entendam, então, vamos a tradução.

Minä: Eu;
Sinä: Você (ou "tu" se preferir);
Hän: Ele (ou ela, o finlandês não tem gênero);
Me: Nós;
Te: Vocês (ou "vós" se preferir);
He: Eles (ou elas, como eu já disse, não há gênero);
Ei: Não (en, et, emme, ette e eivät são formas conjugadas da palavra não);
Olla: Ser / Estar.

Agora que você já aprendeu o verbo "Olla" eu aposto que você consegue resolver alguns exercícios simples não é mesmo? A correção desses exercícios será feita em outro post e a tradução de algumas palavras usadas também. Tente, se errar, você ao menos vai aprender.

1- Minä _____ brasiliasta. Minä ___ ole suomesta.
2- ____ et ole vanha. Sinä ____ nuori.
3- Se ___ ruskea. Se ___ ole musta.
4- Hän ___ mies. ____ ___ ole nainen.
5- ____ olen poika. ____ et ____ tyttö.

Está mais que simples, consulte nosso "dicionário" para ver a tradução de algumas palavras que você não sabe. E guarde as suas respostas, corrigiremos futuramente!