Frases prontas #2

 Voltando às frases prontas, dessa vez venho trazendo o parágrafo 4 e o 5, pra simplificar um pouco e diminuir a quantidade de posts com a mesma finalidade. Talvez, futuramente eu até junte tudo num só post. Acho que isso vai facilitar a vida daqueles que leem o blog (Menos a minha, que vou ter um pouco mais de trabalho).


§4
Lyhyitä kysymyksiä   -   Perguntas curtas
Kuka? / Ketkä?   -   Quem?
Kenen? / Keneltä?   -   De quem?
Mikä, mitä, mitkä?   -   O que? Os(as) quais?
Mitä, anteeksi kuinka?   -   O que, desculpe, como?
Minkä?   -   De quê?
Missä?   -   Onde?
Mistä?   -   De onde? Donde?
Mihin, minne?   -   Para onde? Aonde?
Entäs sitten, mitä siitä?   -   E então, e daí?
Milloin? Koska?   -   Quando?
Mihin aikaan?   -   A que horas?
Mnä päivänä?   -   Em que dia?
Miksi?   -   Por que?
Miksei?   -   Por que não?
Miten niin?   -   Como assim?
Kuinka paljon? Paljonko?   -   Quanto? Quanta?
Kuinka monta? Montako?   -   Quantos? Quantas?
Kuinka usein?   -   Quantas vezes?
Palonko maksaa?   -   Quanto custa / é?
Minkälainen, millainen?   -   Como?
Minkävärinen?   -   [De] que cor?

§5
Kehoituksia ja varoituksia   -   Avisos e alertas
Seis!   -   Pare! Alto!
Odota!   -   Espere!
Mene!   -   Vá! Vai! Siga!
Varo!   -   Cuidado
Huomio!   -   Atenção!
Vaara!   -   Perigo!
Hengenvaara!   -   Perigo mortal!
Apua!   -   Socorro!
Kielletty!   -   Proibido!
Huljaa!   -   Silêncio!
Hitaasti!   -   Devagar!
Äkkiä, nopeasti!   -   Depressa!
Tuli on irti!, tulipalo!   -   Fogo!





ATENÇÃO: Este artigo tem como base o dicionário de bolso SUOMI-PORTUGALI-SUOMI. Dos autores: Helena Pannunzio-Lintinen e Hannu Lintinen. Editora: WSOY. Todo crédito pertence a estes.

Bônus: O bônus não é bem um bôôôônus... São apenas algumas fotos do meu dicionário e do meu material. Pode não interessar a muita gente, na verdade a ninguém, mas eu estou com vontade de postar. Vê aí colega! (y)
Todo material. Eu não estava estudando.
Só botei pra tirar foto.
O meu amado dicionário.
Minha gramática. Está em inglês, mas estou a traduzi-la,
Faço alguns posts baseado nela.
Mesmo sendo inútil, acho que é bom compartilhar algumas coisas. E aí, algo a comentar? Sinta-se à vontade.
PS1: Vale a pena lembrar que eu não estava estudando. Abri em uma página aleatória do caderno e na página mais bagunçada da gramática.
PS2: Minha letra é feia assim mesmo, ignore este fato.  
:)