Casa Finlândia - Olimpíadas Rio 2016

   Não é novidade que neste ano de 2016 a cidade do Rio de Janeiro foi a sede das olimpíadas, mas algo que talvez nem todos saibam é que alguns dos países participantes trouxeram um pouco de sua história e cultura em exposições em casas alugadas em diversas regiões da cidade. A Finlândia também participou e expôs um pouco mais sobre o país na Casa França-Brasil, no centro da Cidade.
Casa França-Brasil: R. Visc. de Itaboraí, 78 - Centro, Rio de Janeiro - RJ
   Fiquei preso em uma longa fila na lateral entre a casa França-Brasil e o CCBB, porém a mesma andou rapidamente. Não notei muitos turistas na fila, eram quase todos - senão todos - brasileiros, cariocas em sua maioria. Ao chegar à porta da Casa Finlândia haviam duas possibilidades: esperar em uma segunda fila para ver o papai noel ou entrar na casa e esperar de imediato. Optei por entrar na casa imediatamente.
   A primeira impressão que tive ao entrar na casa era a extrema organização do lugar. Tudo parecia milimetricamente posicionado, e confesso que achei isso fantástico! Havia uma pequena cantina no centro - para a minha decepção não havia nenhuma comida típica lá -, diversos pôsteres, conjuntos de mesas e cadeiras harmonicamente distribuídos, alguns totens com pessoas utilizando computadores, muitos panfletos informativos, banners, uma banca fechada da marca de bebidas finlandesa Hartwall e um grande telão exibindo paisagens estonteantes da Finlândia. Após caminhar um pouco resolvi procurar alguém para falar, e, por sorte, identificar um finlandês em território brasileiro não é muito difícil.
Casa Finlândia, Olimpíadas Rio 2016 - Fonte: Agencia Brasil
   Assim que vi uma senhora brasileira pedindo informações a uma moça em um dos totens observei a conversa por alguns breves segundos e vi que aquela moça se desculpava - em inglês - por não saber falar português. Ajudei a senhora por traduzir sua pergunta para o inglês e também por traduzir a resposta, em seguida puxei assunto com a moça, e a "surpresa"? Ela era finlandesa! Conversamos um pouco - em inglês - até que resolvi arranhar um "Mitä kuuluu?". Ulla era uma simpática finlandesa e ficou surpresa ao saber que um brasileiro se empenhava em aprender finlandês. Fiz algumas perguntas sobre a Finlândia - em inglês, claro - e ela me tirou algumas dúvidas de maneira muito simples. Quando perguntei o que seria necessário para um brasileiro viver e se estabelecer na Finlândia ela me respondeu com um sorriso e disse que apenas disposição e uma passagem aérea. Animador, não?
   A casa em si não tinha muito o que ser visto, apenas fiz questão de pedir uma foto à colega finlandesa (caso queiram ver a foto está neste link, no instagram), de pedir uma lembrancinha do lugar - ganhei um broche bonitinho, mas não faço ideia de onde o coloquei - e de admirar os pôsteres e a arquitetura da casa França-Brasil (que eu já visitei várias vezes e ainda assim não me cansei).

   Esta foi minha breve visita à casa Finlândia e embora eu não tenha participado em nada nas olimpíadas tive uma pequena experiência "finlandesa".

   Sei que esse post não agrega nenhum conhecimento extra no idioma, porém achei que seria interessante trazer um pouco dessa experiência aqui para o blog. Já já estarei publicando mais uma lição de finlandês e aceito sugestões de temas para lições extras!